sexta-feira, 9 de dezembro de 2016


Super size me -  A dieta do palhaço


Super Size Me é um documentário nos estados unidos em 2004, escrito, produzido, dirigido e protagonizado por Morgan Spurlock, um cineasta independente dos Estados Unidos da América.
No filme, Spurlock segue uma "dieta" de 30 dias durante os quais sobrevive em sua totalidade com a alimentação e a compra de artigos exclusivamente do McDonald's. O filme fala nos efeitos que tem este estilo de vida na saúde física e psicológica, e explora a influência das indústrias de comida rápida, nomeadamente o McDonald.
Durante a gravação, Spurlock comia nos restaurantes McDonald três vezes ao dia( pequeno almoço, almoço e jantar), chegando a consumir em média 5000 kcal  por dia.
Antes do início deste experimento, Spurlock, comia uma dieta variada. Era saudável e magro, e tinha um peso de 84,1 kg. Depois da sua "dieta" ganhou 11,1 kg. 
O fator que motivou Spurlock para fazer a investigação foi a crescente propagação da obesidade em todo os Estados Unidos, que o diretor do serviço público de saúde dos Estados Unidos da América tinha declarado como "epidemia", e a correspondente demanda judicial contra o McDonald's em nome de duas meninas com sobrepeso, que alegaram que se converteram em obesas como resultado de comer alimentos do McDonald's. 
O filme foca o Mc Donald's como um dos representantes da indústria alimentar dos estados unidos, que criou tamanhos exagerados de porções e que, sempre que possível, induz ao consumo de mais e maiores porções, fazendo com que a população consuma muito além do necessário para uma alimentação saudável.
A medida que o filme começa, Spurlock está fisicamente acima da media, como é demonstrado por três médicos (um cardiologista, um gastroenterologista, e um clínico geral), assim como uma nutricionista e um preparador físico. Ele é orientado pelos cinco para realizar a avaliação da sua saúde durante o mês de duração. Todos eles disseram que a sua "dieta" iria ter consequências na sua saúde e podia resultar em algumas doenças, nomeadamente cardiovasculares. 
Spurlock começa o mês com um café da manhã perto de sua casa em Manhattan, onde há em média quatro McDonald  por milha quadrada. Também opta por viajar em taxis com maior frequência, já que pretende manter as distâncias que caminha em linha com os 5000 passos, que é a média de passos por dia nos estados unidos Spurlock têm várias regras que regem seus hábitos alimentares:
  • Deve plenamente comer em McDonald's três comidas por dia
  • Deve ingerir só os itens do menu. Isto inclui a água engarrafada.
  • Deve escolher o tamanho "Super Size" de sua comida sempre que lhe for oferecido.
  • Terá de caminhar a média que se caminha nos Estados Unidos, sobre a cifra de 5000 passos ao dia, porém isto não era rígido, já que ele caminhou relativamente mais, em comparação do que se caminha em Nova York que em Houston.
Durante estes 30 dias, Spurlock teve algumas quedas, vómitos, etc. Resumindo, Spurlock demonstra neste documentário que a nossa alimentação deve ser variada e não desiquilibrada, e que devemos comer em maiores quantidades verduras, etc...

Sem comentários:

Enviar um comentário